FNRU integra delegação que vai à Habitat III e participará do Fórum de Resistência

 envianos_tu_propuesta_de_actividad_para_el_foro_social_y_popular_frente_a_habitat_iii_plural_diverso_e_incluyente_de_todas_las_voces_del_mundo

Por Hugo Fanton, assessoria de comunicação do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU)

O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) participará, entre os dias 17 e 20 de outubro, da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável — Habitat III — que acontece em Quito, no Equador. O encontro tem por objetivo definir uma Nova Agenda Urbana, documento que estabelecerá novos parâmetros relacionados à questão urbana no mundo. Paralelo ao evento oficial acontecerá o Fórum: Resistência Habitat III – Todas as Vozes em Resistência. O principal objetivo colocado aos movimentos sociais e organizações comprometidos com a defesa do Direito à Cidade, e que integram o Fórum de Resistência, será resgatar e enfatizar a importância das questões sociais e dos direitos humanos na definição de uma nova agenda urbana (confira aqui a programação completa do Resistência Habitat III – Todas as Vozes em Resistência).

Durante as atividades em Quito, os movimentos e organizações reivindicarão o Direito à Cidade como tema central para a definição de uma nova agenda urbana, dentro de uma perspectiva de cidade justa, inclusiva, sustentável e concebida como bem comum. Isso significa a promoção da ideia de cidadania extensiva, o que envolve a questão dos imigrantes, dos refugiados e da população em situação de rua. Ressalta-se também a defesa da Função Social da Cidade e da Propriedade, além da ênfase no protagonismo das mulheres na incorporação da questão de gênero na concepção da cidade como bem comum.

O FNRU integrará a delegação da Plataforma Global pelo Direito à Cidade, que terá cinco atividades em Quito:

1) Encontro Regional: Alternativas Urbanas e Agentes da Mudança – de 14 a 16 de outubro, na sede da Flacso – Endereço: La Pradera E7-174 y Av. Diego de Almagro.

2) Do Habitat III à implementação do Direito à Cidade – 19 de Outubro, na sala MR16, na Casa de la Cultura Ecuatoriana, Avenida 6 de diciembre 21-218.

3) Assembleia de Convergência, organizada pelo Fórum: Resistência Habitat III – Todas as Vozes em Resistência – 19 de outubro, das 17h às 20h.

4) Oficina – Implementando o Direito à Cidade (inscrições: contact@right2city.org).

  1. 19/10, das 9h30 às 12h30, na Pontifícia Universidad Católica del Ecuador – Avenida 12 de octubre 1076 y Vicente Ramón Roca.
  2. 20/10, das 9h30 às 12h30, na Pontifícia Universidad Católica del Ecuador – Avenida 12 de octubre 1076 y Vicente Ramón Roca.

5) World Stage Pavillion, organizado pelo “Next City Thursday”, em 20 de outubro, das 14h às 15h, na Assembleia Nacional.

Confira também a agenda completa do Resistência Habitat III – Todas as Vozes em Resistência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s